Competências gerenciais
Revista Exame – A moda é mandar menos – edição de: 02/05/2012.
O papel do produtor vai ao encontro da reportagem da revista Exame – “a moda é mandar menos” – edição de 02/05/12, principalmente quando colocamos um dos papéis do produtor, que seria a autonomia.
Existem 3 principais funções que se destacam: motivação, comprometimento e autonomia.
Motivação pois precisa gerar trabalho mais produtivo, comprometimento a fim de criar um ambiente de trabalho mais produtivo e autonomia para administrar o tempo, estresse e equilibrar as demandas.
Na revista Exame, o destaque vai para a pesquisa realizada nas empresas brasileiras onde o resultado encontrado foi que aqui no Brasil os chefes não ouvem nem dão satisfação, porém o futuro é dos democráticos, e não dos mandões. Os líderes precisam estar cada vez mais preparados para tal mudança.
Alguns exemplos de grandes empresas foram citados, um exemplo seria do Banco Itaú.
Realmente verificamos que hoje em todos os níveis os colaboradores procuram autonomia e acima de tudo querem e precisam ser ouvidos.
Essa expectativa, por um ambiente menos centralizador gera estresse, desmotivação e também faz com que bons funcionários acabem por ir buscar essa mobilidade em outras companhias.
Ainda pensando num modelo menos centralizador, onde funcionários, independente do cargo puder opinar em alguma situação faz com que saiam da zona de conforto e quando a empresa vier a passar por algum problema, todos se sentirão responsáveis em colaborar para solucionar tal situação.
Essas ações contemplam as competências do papel do produtor: gerar um trabalho produtivo, um ambiente de trabalho produtivo, e um fator que hoje acreditamos ser primordial - administração do tempo e do estresse e também equilíbrio de demandas.
Embora a descentralização colabore para o desenvolvimento e também crescimento, como exemplo da Riachuelo, citada pela revista Exame, é importante os funcionários terem um norte, porém