Nova
O autor busca explicar de maneira simples o principal objetivo da distribuição física de cargas que é levar os produtos certos, para os lugares certos, no momento certo e com o nível de serviço desejado pelo menor custo possível tendo como foco principal todos os produtos que a companhia oferece para vender, ou seja, desde o instante em que a produção é terminada até o momento em que o cliente recebe a mercadoria (produto).
Toda produção tem seu objetivo: chegar às mãos do consumidor, uma boa distribuição, associada a um produto de boa qualidade, a uma propaganda eficaz e a um preço justo, faz com que os produtos sejam disponibilizados a seus consumidores, de modo que estes possam fazer a opção pela compra ou não.
O primeiro passo para ele poder fazer parte dessa opção de compra é estar disponível nas prateleiras ou catálogos, também outros fatores como, propaganda, preço e qualidade do produto, influenciam na opção de compra do cliente, mas Logística e Distribuição é uma condição obrigatória para todas as empresas que querem vender seus produtos.
Se o produto não está disponível na prateleira, independente de todos os outros fatores que influenciam a compra, este não poderá ser comprado naquele momento mas se o produto estiver disponível porém a entrega, no que diz respeito prazo e integridade do produto, não satisfazer o cliente a empresa poderá nunca mais recuperar este cliente . Imagine um produto com uma qualidade maravilhosa, com uma estratégia de propaganda primorosa, com um preço imbatível, mas sem uma política definida para distribuição ou pior, vender uma política inexistente levando o consumidor ao descrédito.
Segundo o autor, existem dois tipos de mercado de Distribuição Física, Mercado do usuário final: são os que usam o produto para a satisfação de suas necessidades ou para criar novos produtos. Normalmente, são numerosos, adquirem quantidades menores e compram com mais