COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DA EFETIVIDADE HUMANA E A NEGOCIAÇÃO DE RESULTADOS
INTRODUÇÃO
Compreende-se como competência, um saber agir de forma consciente e responsável que agreguem valor à organização a ao indivíduo. E para obter o sucesso em uma negociação ou em qualquer atividade que estejamos exercendo existem competências fundamentais que são as Competências Essenciais da Efetividade Humana. Essas competências consistem em saber identificar os objetivos, manter o foco, ter a capacidade de influenciar as pessoas e as situações, ter flexibilidade quanto necessário, levar em consideração nossas crenças e valores e aprender com as experiências tirando proveito de todas as situações sendo elas boas ou ruins. A competência, portanto, não se limita a uma quantidade de conhecimentos adquiridos pelo individuo, mas refere-se à capacidade da pessoa assumir a iniciativa, ir além das expectativas, ser hábil em entender e dominar novas situações em qualquer ambiente de trabalho. Todos temos a capacidade de desenvolver nossas competências por meio de treinamento, de prática, de erros, da reflexão e da repetição.
MANTER O FOCO NOS OBJETIVOS
Em negociação, é muito fácil perder o foco, principalmente nos momentos de tensão e impasses. Nesses momentos é comum o surgimento de comportamentos negativos como agressão, fixação, regressão, racionalização e compensação, que acabam se sobrepondo aos interesses dos negociadores.
Além disso, perder o foco também resulta em má administração do tempo.
PODER DE REALIZAÇÃO
O poder é indispensável para alcançarmos nossos objetivos. Existem dois tipos de poder: um em função de elementos externos, outro é o poder de realização ou poder interno, fruto da nossa educação, características próprias. É o Poder de Realização que nos permite utilizar o poder externo e nos permite alcançar objetivos. É importante lembrar que o poder é um meio de se obter as coisas.
PROCESSO BÁSICO PARA OBTENÇÃO DE OBJETIVOS E