Avali
São José dos Campos /SP – Brasil
Dezembro/2012
Comparação de desempenho da Java Virtual
Machine nas plataformas Windows e Linux
Cristiano Júlio Barreira
Luan Rafael
Rogério Reis de Oliveira
Murilo Dantas
Professor Adjunto
1
Resumo
Este artigo tem por finalidade mostrar o desempenho em diferentes Sistemas
Operacionais da Java Virtual Machine ou JVM. Mais precisamente em três Sistemas
Operacionais diferentes.
O desempenho da JVM será levantado minunciosamente nos sistemas operacionais e com isto, desenvolvedores de software e até mesmo usuários comuns terão baseamentos para escolher um Sistema Operacional em que irá rodar uma aplicação Java.
2
Introdução
Com o desenvolvimento cada vez maior de tecnologias e linguagens de programação, os conceitos de programação orientada a objetos já é uma atualidade que é aplicada no mercado de desenvolvimento de softwares. Sempre buscando a reutilização do código, facilitando a manutenção futura do software, e mantendo ele nos padrões de desenvolvimento (esses podem ser chamados também de Design Patter), a programação orientada a objetos tem por finalidade aplicar engenharia de desenvolvimentos e engenharias de softwares, deixando os produtos finais com mais qualidade, devido a esses padrões estabelecidos. Entre as linguagens de programação orientada a objeto uma das mais utilizadas e eficientes é o JAVA.
Segundo a Oracle atual fabricante da tecnologia Java, a grande vantagem do dela é ser
“executado na maioria dos hardwares e plataformas de sistema operacional principais com software JVM diretamente da Oracle, por meio de um dos muitos parceiros no ecossistema
Java ou como parte da comunidade OpenJDK.”
JVM é a máquina virtual do Java, o qual fica responsável por interpretar e executar o código Java, deixando o código Java independente do sistema operacional instalado.
Entretanto, o desempenho da maquina virtual pode variar em sistemas