competências básicas
Maria Rivallene Santana Reis
A EXECUÇÃO DO CURSO COMPETÊNCIAS BÁSICAS NO MUNICÍPIO
DE LAGARTO
Nome do(a) Tutor(a): Edilde Oliveira Souza Santos
Lagarto/SE
2014
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Maria Rivallene Santana Reis
A EXECUÇÃO DO CURSO COMPETÊNCIAS BÁSICAS NO MUNICÍPIO
DE LAGARTO
Trabalho final de conclusão do Curso
Competências Básicas no âmbito do
Programa Formação pela Escola.
Tutora: Edilde Oliveira Souza Santos
Lagarto/SE
2014
Resumo
Compreender o sentido que as atuais políticas públicas educacionais assumem na relação entre Estado e sociedade, implica o resgate histórico acerca da própria formação social brasileira e da influência que exerce sobre as políticas educacionais de cada época.
Com base em uma análise histórica sobre o papel social destinado a educação em diferentes períodos da história do Brasil, é possível evidenciar algumas das principais tensões e contradições que marcaram a organização do sistema educacional brasileiro, bem como, as continuidades, descontinuidades, adaptações e rupturas que caracterizaram as políticas educacionais de diferentes períodos.
Entende-se por políticas públicas educacionais aquelas que regulam e orientam os sistemas de ensino, instituindo a educação escolar. Essa educação orientada (escolar) moderna, massificada, remonta à segunda metade do século XIX. Ela se desenvolveu acompanhando o desenvolvimento do próprio capitalismo, e chegou na era da globalização resguardando um caráter mais reprodutivo, haja vista a redução de recursos investidos nesse sistema que tendencialmente acontece nos países que implantam os ajustes neoliberais.
Palavras chaves: Estado; Sociedade; Politicas Educacionais.
Introdução
Política pública educacionais é tudo aquilo que um governo faz ou deixa de fazer em educação. Porém, educação é um conceito muito amplo para se tratar das políticas educacionais. Isso