competencias basicas
TRABALHO FINAL
MÓDULO – COMPETÊNCIAS BÁSICAS
INTRODUÇÂO:
De acordo com pesquisa realizadas sobre a busca de melhorias para vida no campo, conseqüentemente a melhora na educação, contata-se a importância da implementação do programa ProInfo Rural nas diversas escolas do campo.
O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio.
O atendimento do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) foi ampliado a 35.440 escolas do campo, localizadas em 4.112 municípios do País. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e faz parte das metas do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), porém, há muitas escolas que ainda não usufruíram do beneficio.
A ampliação da participação das escolas do campo no Proinfo tem como meta contribuir para a inclusão digital por meio da ampliação do acesso a computadores, a conexão à rede mundial de computadores e a outras tecnologias digitais, beneficiando a comunidade escolar e a população próxima às escolas do campo. A Portaria nº 68, publicada no Diário Oficial da União do dia 9 de novembro, determina que o MEC viabilize e garanta a entrega e instalação dos equipamentos nas escolas.
As escolas estaduais são selecionadas pela coordenação do ProInfo de cada estado, já as escolas municipais são selecionadas pelos prefeitos dos municípios.
Uma escola rural para receber um laboratório de informática deve possuir ensino fundamental (1º ao 9º ano) com mais de 30 alunos; estar localizada em área rural e possuir energia elétrica.
Para fazer parte do ProInfo Urbano e/ou Rural, o município ou o estado deve seguir três passos: a Adesão (a adesão é o compromisso do município com as