Competencias basicas
Para enfrentar as novas exigências de produtividade e competitividade, as empresas estão promovendo mudanças na forma de organizar o trabalho, de produzir e de prestar serviços aos seus clientes.
O modelo de trabalho industrial que se desenvolveu e consolidou na primeira metade do século passado, e que se baseava na especialização de funções e na divisão mais ou menos rígida de tarefas, está sendo substituído em ritmo cada vez mais veloz nos tempos atuais. Por isto, alguns autores denominam o mundo atual de “sociedade pós-industrial” uma sociedade na qual os serviços ganham cada vez mais importância e o domínio e a utilização da informação torna-se ferramenta indispensável.
Resumidamente, podemos dizer que as empresas tendem a apresentar o seguinte perfil nesta nova fase:
- Buscam reorganizar sua estrutura interna, racionalizar seus processos de trabalho, enxugar seus quadros de pessoal e adotar novas tecnologias baseadas na informática, para reduzir custos, melhorar a produtividade e aumentar a capacidade de competir nos mercados em que atuam. Em contrapartida, esta tendência tem contribuído para o aumento do desemprego e da economia informal.
- Procuram adotar novas filosofias de trabalho e gestão para obter maior qualidade nos processos de trabalho e nos seus produtos ou serviços.
- Procuram aumentar sua compreensão das necessidades do mercado, observando as tendências, comparando os produtos que fabricam com o de outras empresas bem-sucedidas e estabelecendo uma relação de maior proximidade com os clientes.
- Estão redescobrindo a importância estratégica que os recursos humanos desempenham neste novo modelo, que requer profissionais com uma competência diferenciada, motivados para o trabalho, preocupados com seu próprio desenvolvimento e com o equilíbrio da sociedade.
- Estão tentando substituir a rigidez pela flexibilidade na organização interna do trabalho, nas formas de