Competência Teoria Geral do Processo
Trabalho para a disciplina: Teoria Geral do Processo
Prof.º
3º semestre - Curso de Direito
Faculdade Anhanguera de Campinas - FAC 3
Campinas
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.......................................................................................................................04
1.1. COMPETÊNCIA. PROBLEMÁTICA DA AÇÃO E DO PROCESSO ................05
1.2. COMENTÁRIO DE JURISPRUDÊNCIA...............................................................05
2.1. CONCLUSÃO.............................................................................................................07
3.1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................09
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo executar a 2ª etapa da ATPS, demonstrando na prática sobre a competência, a ação e o processo, em um primeiro momento, serão colocados os conceitos dos mesmos.
Foi no Superior Tribunal de Justiça a seleção do processo que será trabalhado, assim, como as ideias, princípios e contra-argumentos da decisão proferida. Tal processo tem como contexto o princípio da isonomia entrando em conflito, já quehá, além desse princípio, outros direitos constitucionais, por exemplo, o da segurança à maternidade, que juntos causam uma divergência onde será mostrada.
Portanto, é por meio desse trabalho que o grupo buscará de forma simples e clara a exemplificação de um processo e suas fases, no que pede a ATPS.
1.1. COMPETÊNCIA. PROBLEMÁTICA DA AÇÃO DO PROCESSO
Para melhor compreensão da disciplina serão expostas as definições do que é competência, ação e processo.
a) Competência: de forma simples é a “medida da jurisdição”, sendo, assim, a distribuição da jurisdição entre os diversos órgãos do Poder Judiciário.
b) Ação: é o direito ao exercício da atividade jurisdicional, ou, em outras palavras, é o direito de perseguir em juízo o que nos é devido.
c) Processo: é um conjunto de regras que organiza a