PAPÉIS DE TRABALHO DO AUDITOR
Os papéis de trabalho são documentos que sustentam a opinião do Auditor, onde constitui o testemunho do seu trabalho, a forma como foi realizado o trabalho de auditoria.
Objetivos
Conforme Lopes de Sá (1998, p.162), os papéis utilizados para transcrever dados fazer anotações, analisar contas, demonstrar cálculos, relatar situações, espelhar levantamentos, em suma, executar a tarefa de auditoria.
Uma das normas de auditoria geralmente aceita estabelece que o auditor deve colher elementos comprobatórios suficientes a fim de apoiar seu parecer ou relatórios sobre a análise das demonstrações financeiras examinadas. Com isso, os auditores elaboram papéis de trabalho, essenciais no desempenho das tarefas executadas, podendo seguir modelos particulares, simples folhas colunadas ou até de papel almaço.
Sendo os principais objetivos do papéis de trabalho: atender às normas de auditoria geralmente aceitas; acumular as provas necessárias par suportar o parecer do auditor; auxiliar o auditor durante a execução de seu trabalho; facilitar a revisão por parte do auditor responsável, a fim dele assegurar-se de que o serviço foi efetuados de forma correta; servir como base para avaliação dos auditores; ajudar no trabalho da próxima auditoria; representar na justiça as evidências do trabalho executado.
Cumpre destacar que os papéis de trabalho em última análise espelham as características dos auditores que os elaboram, como: graus de conhecimentos da contabilidade, auditoria e impostos; bom senso; imaginação; capacidade de nitidez, para clareza e organização; hábito de limpeza; boa redação.
Programa de auditoria
Normalmente as empresas preparam programas-padrões para serem preenchidos pelos auditores, para todas as áreas das demonstrações financeiras e também para outros assuntos relacionados com o exame auditorial (planejamento, supervisão, riscos em auditoria, avaliação do controle interno), objetivando esclarecer por escrito a política da