competência profissional
A escola João Paulo é uma escola do Estado, possui 6 salas de aula, 1 sala de informática, e livros biblioteca que possuem livros didáticos e, além de uma grande disponibilidade de jogos pedagógicos e de raciocínio.
Existe uma equipe de com 18 professores, três diretores, 3 vice-diretores, tem a capacidade para 460 alunos e atendem nos três turnos.
Nessa escola foi constatado neste ano, crianças do 1ª ano do Ensino. Fundamental.
Ao aplicar atividades de adição com dificuldades no processo de aprendizagem em matemática em adição. Podemos perceber que o grau de entendimento era muito fraco, os alunos não conseguiam acompanhar essas as atividades.
Os alunos da instituição constituem-se filhos de famílias humildes alguns já concluíram o 2º grau e outros nem se que foram alfabetizados, de origem étnica e racial miscigenada, compostas por mais de quatro membros e que nem sempre seguem a estrutura familiar tradicional, residentes no bairro há pouco mais de 6 anos.
A escassa disponibilidade de recursos financeiros (grande parte sobrevive com renda de até dois salários mínimos) os impede de terem acesso a livros, jornais, revistas e/ou materiais de pesquisa fora dos muros escolares, inclusive os disponíveis na Internet. Além disso, o fato da maioria dos progenitores não tercompletado o Ensino Fundamental (o que dificulta o auxílio no estudo extraclasse) e das crianças terem uma vivência restrita ao convívio domiciliar, tem limitado seu conhecimento de mundo, não lhes repertoriando suficientemente para discutirem assuntos cotidianos e para terem a capacidade de transcender os aprendizados adquiridos, trazendo-os para sua própria realidade, o que, comprovadamente, tem interferido no seu desempenho em avaliações internas e externas.
Os alunos que participaram da experiência aqui relatada fazem parte dessa clientela e justamente seu razoável rendimento.
Agora partindo dessas observações feitas no colégio é que iremos