sociologias especializadas
As sociologias especializadas englobam realidades sociais muito complexas e, por isso, é necessário fazer uma divisão de forma a tornar mais fácil a leitura inicial do fenómeno. Assim, a complexidade dos fenómenos sociais exige o recurso à interdisciplinaridade, ou seja, exige o recurso a diferentes disciplinas científicas, de forma a conseguir-se uma compreensão completa do fenómeno em estudo.
ou seja, numa sociedade.
A Sociologia Politica estuda a organização política dos diversos tipos de sociedade, as funções do Estado e as inter-relações entre Estado, Direito, Politica e Economia, como por exemplo, as falhas sociais que permitem a fraude eleitoral.
A Sociologia da Família estuda a origem e a função da família, as suas formas distintas e as relações entre os diversos membros, como por exemplo, os tipos de sucessão.
A Sociologia da Comunidade estuda a organização, os problemas sociais das comunidades e a diferenciação do espaço sociológicos, como por exemplo, a vizinhança.
A Sociologia da Comunicação estuda a comunicação entre os seres humanos e os comportamentos sociais em relação aos meios de comunicação, como por exemplo, o papel dos meios de comunicação de massa na formação da opinião pública.
A Sociologia do Trabalho estuda o conteúdo dos papéis profissionais e as expectativas a eles associadas em diferentes organizações de trabalho, como por exemplo, a motivação para o trabalho.
Sociologias especializadas:
Sociologias especializadas são os ramos da Sociologia cujo objeto de estudo é uma área específica da ação social estudada com maior profundidade.
A Sociologia Antropológica estuda as correlações que existem entre o fator antropológico e as sociedades humanas, como por exemplo, a influência dos grupos étnicos numa sociedade.
A Sociologia Politica estuda a organização política dos diversos