luis sepulveda
Ana Rita Gonçalves Nº3
Iara Martins Nº10
Renata Carvalho Nº21
Rita Matos Nº22
Rui Rocha Nº23
12ºE
Índice
Lista de Figuras:
Introdução: O trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Sociologia de 12º ano, realizado no ano letivo 2013/2014. O tema do trabalho foi escolhido pelos alunos segundo os temas que foram propostos pelo professor da disciplina.
Neste trabalho vamos abordar o tema “Metodologia da investigação sociológica”, mais especificamente o subtema “Novos campos de investigação”.
Há dimensões da vida social cujo aprofundamento da análise obriga a uma determinada especialização. Não se trata de negar o que concluímos anteriormente sobre a totalidade do social, antes de uma melhoria que nos permita alcançar essa totalidade com mais profundidade. Como o objetivo da Sociologia é tao vasto como a sociedade global, por razoes de funcionalidade e de enriquecimento, justifica-se a sua subdivisão em ramos com objetivo próprio.
Cada ramo coloca-se num ponto de vista particular, mas, para ser significativo, tem de ter em conta a sociedade global e situar o seu próprio objeto como fenómeno social total.
Novos Campos De Investigação:
A sociedade em que vivemos tem vindo constantemente a intensificar os processos de mudança em todos os domínios sociais, por exemplo, familiar, urbano, empresarial, lazer, comunidade, escolar, etc.
A nível social, a vida da população tem apresentado vários problemas e com isso vem o aparecimento de novos campos de investigação para perceber melhor as diversas sociologias. Tem-se formado diversas sociologias especializadas em diferentes assuntos sociais, como por exemplo, da família, do trabalho, da economia, da religião, da política, da comunicação, da cultura, etc.
O aparecimento desses novos domínios especializados da investigação sociológica não resulta apenas na preocupação científica mas também de solicitações de entidades privadas ou publicas que encomendam