Competência básica
BIANCA DE CASTRO LIRA
TUTORA: CLEIDE
COMPETÊNCIAS BÁSICAS - FNDE
ITABORAÍ
16/10/2014
INTRODUÇÃO
A política educacional do atual governo está voltada à inclusão e ao desenvolvimento social, considera a necessidade de ampliar o acesso a todas as etapas da educação básica e de garantir padrões de qualidade social ao ensino público brasileiro.
A pretensão de proporcionar às crianças e jovens brasileiros acesso à educação básica exige grandes esforços governamentais. No entanto, o contingente de crianças excluídas do ensino fundamental não chega a ser muito grave, o mesmo não ocorre em relação à educação infantil e ao ensino médio – etapas em que o contingente, de fato, é muito alarmante.
Desse jeito, o atual governo pretende além de assegurar às crianças e aos jovens o direito à escolaridade, pretende assegurar-lhes também o direito à permanência e, sobretudo, à aprendizagem em escolas públicas qualificadas.
Isso significa dizer que, para materializar suas pretensões, já enfrenta e continuará enfrentando muitos desafios. É verdade que o financiamento continua sendo o meio privilegiado de se assegurar a expansão e a qualidade do ensino público.
DESENVOLVIMENTO
A fim de sanar essa problemática o governo vem desenvolvendo programas através do FNDE que tem beneficiado escolas em todo o território brasileiro.
São vários os programas: Alimentação escolar, banda larga nas escola, PNBE ( Biblioteca na escola ), Caminho da escola, PDDE, Licitação e registro de preço, PDE Escola, PNLD, PAR, PAC II, Programa um computador por aluno, Proinfância, Proinfo, Repasses diretos, PNATE ( Transporte escola ), Brasil Carinhoso, Brasil Profissionalizado e Formação pela escola.
Diante da nova realidade educacional brasileira de ampliação da obrigatoriedade de oferta de ensino por parte do município e doas estados, acrescentando a obrigatoriedade desde os 4 anos até os 17, faz-se