Competencias
DE TRABALHO
Competência, segundo o dicionário Larousse Comercial:
“Nos assuntos comerciais e industriais, a competência é o conjunto de conhecimentos, qualidades, capacidades e aptidões que habilitam para a discussão, a consulta, a decisão e tudo o que concerne seu ofício”
Cinco competências fundamentais para o engenheiro, segundo o mercado de trabalho:
1) Comunicação oral ,escrita e gráfica:
Saber se comunicar é uma das competências básicas do engenheiro para passar a informação a terceiros, seja oralmente ou através da escrita (por texto, desenhos técnicos, gráficos, etc.) para representar suas idéias e projetos para que haja o mínimo de erro na execução de determinada atividade, pois, dificilmente, no mercado de trabalho atual, um engenheiro irá trabalhar sozinho, e quanto mais clara for a comunicação, melhor será executado o trabalho. E esse é um dos motivos de ter sido criado várias normas técnicas pela ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas), para regularmentar a comunicação, dependendo da ferramenta utilizada para tal.
Referência: AS COMPETÊNCIAS DO ENGENHEIRO: VISÃO DO MERCADO
DE TRABALHO, por Sinval Zaidan Gama e Marcos Azevedo da Silveira. Cobenge 2003.
2) Trabalhar em Equipes Muldisciplinares
Equipe Multidisciplinar: “Diz-se, por exemplo, que uma equipe é multidisciplinar quando cada profissional detém conhecimentos em áreas específicas. Cada membro da equipe contribui com o conhecimento e a prática próprias da sua área de conhecimento e aprende com as demais áreas, porém sem abandonar a sua.”
Referência: BARBIERI, JOSÉ CARLOS. . "A educação ambiental e a gestão ambiental em cursos de graduação em administração: objetivos, desafios e propostas". RAP. Visitado em 21/12/2014.
O profissional de engenharia deve saber trabalhar em equipes com profissionais em diferentes áreas, como por exemplo, num projeto de equipamentos para serem usados na área de medicina, geralmente possuem médicos