Trabalho M Sica
De
Música
Aluna: Talia Andreza B. Rios
P2-Telecomunicações
Sinopse
Após tentar se suicidar, Salieri (F. Murray Abraham) confessa a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart (Tom Hulce) e relata como conheceu, conviveu e passou a odiar Mozart, que era um jovem irreverente, mas compunha como se sua música tivesse sido abençoada por Deus.
Contexto histórico
A Europa do início do século 18 tentava tomar fôlego após as lutas sangrentas dos anos anteriores. Neste cenário, Salzburgo, terra de Mozart, se mostrava como uma pequena cidade de província, com 10 mil habitantes, que tinha a sorte de localizar-se numa das rotas em que cruzavam trajetos germânicos e italianos. Com suas famílias nobres, seus grandes burgueses, seus pequenos funcionários e seus artesãos, vivia totalmente centrada em torno do príncipe-arcebispo e de sua corte.
Um bom músico como Leopold, pai de Mozart, e outro que beirava a genialidade, como Michael Haydn (irmão de Joseph), lá não passavam de empregados domésticos. Com Wolfgang, a história se repetiu e ele também se sentiu desprezado na própria casa, sob as severas ordens do arcebispo Hieronymus Colloredo. Daí a preferência do compositor em passar longo tempo longe de suas raízes.
Vida e obra de Mozart
Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em 27 de janeiro de 1756 na cidade austríaca de Salzburgo. Desde criança apresentou grande talento musical. Seu pai, Leopold Mozart, era compositor e estimulou os dons musicais do filho. Com este apoio paterno, começou a escrever duetos e pequenas composições para piano, ainda na infância.
No ano de 1763, seu pai o levou, para uma viagem pela França e Inglaterra. Na cidade de Londres, Mozart conheceu Johann Christian Bach, filho de Johann Sebastian Bach, cujas obras faziam grande sucesso em toda Europa.
Nos primeiros anos da década de 1770, visitou a Itália por três vezes. Neste país, compôs a ópera "Mitridate" que fez um grande sucesso. Logo em seguida, voltou a morar em Salzburgo,