Texto A Mina De Ouro
Bob Woods, com sua vasta experiência decide ajudar Phil, mais com algumas condições, que ele não se envolvesse nas politicas da empresa e que as pessoas seguissem seus conselhos sem discutir. Bob ao longo de sua caminhada é acompanhado por Amy Cruz, gerente de RH.
Ao sugerir o primeiro passo para a modificação, Bob teve algumas complicações com o gerente de produção, Amy e Phil contornaram a situação e todos entenderam, através do ensinamento de Bob, que os princípios do sistema lean de produção são constituídos por Trabalho Padronizado e 5S.
Após os esclarecimentos as melhorias começaram a aparecer e podemos ver que mudanças já começam a fazer parte do dia-a-dia da empresa de Phil. O sensei enfatiza que dentro de qualquer gestão lean se deve produzir pessoas antes de produzir peças, ou seja, é necessário ter uma liderança adequada e disposta a trabalhar em equipe.
Entre tantos contra tempo, desentendimentos e acertos, Bob encerra a atividade na empresa de Phil com os seguintes ensinamentos sobre a transformação lean: é necessário ter uma padronização dos serviços, 5S que é a melhor forma de organização, kanban que sinaliza quando é necessário repor os estoques, pensar no fluxo inteiro da matéria-prima até o consumidor final, o método dos 5 Porquês que resulta a sempre buscar a causa raiz dos problemas, a idéia de mão na massa entre outros. Resumindo os elementos centrais da filosofia lean temos a solução rigorosa de problemas e o sistema de criar fluxo, puxar e nivelar.
Assim entendemos e compreendemos que a transformação lean não é um programa, mas sim uma jornada que não tem fim, ou seja, é uma ferramenta a ser seguida, acompanhada e desenvolvida todos os dias.