competencias
Dados Gerais
Disciplina
Sistema Integrado de Gestão I
Professor
Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas
Aluno
Carlos A Casado Pereira
Turma
2005
Telefone
(11) 40618208 e-mail casado@met-atica.com.br
Análise do Texto
Título do Texto
Competências indiv. requeridas, modernidade organizacional e satisfação no trab.
Autor (es)
Lucio F. R de Moraes; Anderson S. Sant’Anna e Zélia M. Kilimnk
Palavras-Chaves do Texto (no máximo 4 palavras)
Competência Indiv.
Modernidade
Motivação
Descrição do Assunto (no máximo 50 palavras)
Em nenhuma outra época na historia das organizações as pessoas com suas competências e talentos foram tão valorizadas, frente a atual competitividade atual, portanto cada vez mais o diferencial das empresas se baseiam em pessoas capazes e talentosas.
Apreciação Crítica (no máximo 300 palavras) O artigo traça um paralelo entre a competitividade atual em que as empresas se encontram com a necessidade de agregar pessoas cada vez mais talentosas e capazes para fazer o diferencial. Da mesma forma que as empresas competem pelos mercados, também são levadas a competirem pelo melhor recurso e talento dos empregados.
A competência conforme o autor é a combinação de múltiplos saberes capz de oferecer respostas efetivas aos desafios do atual contexto dos negócios, tais como: domínio de novos conhecimentos técnicos associados a função; capacidade de aprender rápido; criatividade; capacidade de inovação; capacidade de comunicação; capacidade de relacionamento; capacidade de trabalhar em equipe; equilíbrio emocional; capacidade de lidar com situações novas; iniciativa de ações e decisões e capacidade de comprometimento com a organização.
A modernidade Organizacional pode ser compreendida como um redirecionar do homem para o centro da humanidade através de: grau em que a organização valoriza a iniciativa; responsabilidade e liberdade; valoriza o clima interno favorável a mudanças; inovação e aprendizagem; adoção de regime