Competencias
Processo Administrativo
Autor:
Matheus Jensen Ribeiro
Objetivos do capítulo:
Presença nos templos
Ganhar o céu
Jogar futebol com arte
Prática dos valores religiosos
Rezar
Ganhar a partida
Quando 2.1: Diferenças entre eficiência e eficácia
Fonte: Chiavenato (2006 p.85)
INTRODUÇÃO
Desde o início da construção das Teorias da
Administração, diversos estudos buscavam compreender a atuação do Administrador nas organizações. A partir das propostas de Fayol sobre as funções da administração, pode-se, mais tarde, consolidar um pouco mais esta questão, conforme a síntese apresentada neste capítulo.
Sendo assim, o processo administrativo é composto pelo planejamento, organização, direção e controle.
São interdependentes e essenciais para o sucesso organizacional. Sem o processo administrativo não há perspectiva de crescimento da empresa e nem dos colaboradores. Está diretamente ligada à estratégia empresarial. 2.1. PROCESSO ADMINISTRATIVO
Fayol já afirmava que a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos (família, negócios, governo), que sempre exigem algum grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Portanto, todos deveriam estudá-la, o que exigiria uma teoria geral da administração que pudesse ser ensinada. O Planejamento é definir missão, formular objetivos, definir os planos para alcançá-los e programar as atividades. Na organização é dividir o trabalho, designar as atividades, agrupar as atividades em órgãos e cargos, alocar recursos e definir autoridade e responsabilidade. Na direção, é designar as pessoas, coordenar os esforços, comunicar, motivar, liderar e orientar. Por último, o controle, que é definir padrões, monitorar e avaliar o desempenho e ação corretiva.
(CHIAVENATO, 2006 p.91)
Para conhecer as principais funções do processo administrativo, é importante entendermos a definição de eficiência e