Emprededorismo social
SEBRAE/2011
Jovens Empreendedores primeiros Passos
Quando falamos em empreendedorismo diretamente nos remetemos a pensar nas pessoas empreendedoras. São consideradas pessoas empreendedoras aquelas que sonham,definem suas metas, planejam como alcançá-las e agem com o comprometimento e persistência nesta caminhada. Esses conceitos, comumente aplicados ao mundo dos negócios, dos empresários e dos profissionais em geral, seja qual for a área de atuação, também tem relação direta como contexto do empreendedorismo social.
O empreendedorismo social se refere aos trabalhos realizados pelo empreendedor social, pessoas que reconhecem problemas sociais e agem como empreendedor em busca de soluções: identifica o problema, define em conjunto com as pessoas envolvidas o que pode ser feito, planeja como alcançar tais objetivos e age também com comprometimento e persistência nesta caminhada. Os resultados esperados das ações de empreendedorismo social são, em especial, retornos também sociais, ou seja, mudanças significativas num contexto social que tragam melhoria e ampliação da qualidade de vida das pessoas, por exemplo.
Atualmente temas sobre problemas sociais são debatidos com frequência. Devido á evolução e crescimento da sociedade, entre outros fatores, percebem - se problemas sociais praticamente no mundo todo. Problema de desigualdade social, falta de acesso à educação e saúde, falta de acesso a opções de cultura e lazer e desequilíbrio ambiental são exemplos de problemas sociais que podem ser encontrados em muitos lugares.
Muitos assuntos são debatidos como necessários da tensão urgentes de todos, como a questão da fome no mundo e o meio ambiente- aquecimento global e desmatamento, por exemplo. Cada região também apresenta situações específicas que precisam ser identificadas e analisadas com atenção, como, por exemplo, cidades que crescem desordenadamente e hoje tem muitas áreas de construções irregulares e precárias para moradia;