Competencias Profissionais
Administração é uma ciência social aplicada responsável pelo planejamento, organização, direção e controle dos recursos (humanos, financeiros, matérias entre outros) de uma organização. Theo Gaiman, autores de diversos livros sobre o assunto, refere se à tarefa administrativa como atividade responsável pela determinação de politicas gerais vistas ao estabelecimento de projetos afim de que objetivos sejam alcançados.
A administração nasceu através de dois engenheiros. Um era americano, Frederick Taylor, que desenvolveu a escola da administração cientifica, cuja preocupação básica era o aumento da produtividade e da eficiência a nível operacional através da racionalização do trabalho operário. O outro era europeu, Henri Fayol, que desenvolveu a teoria clássica, e sua preocupação era melhorar a eficácia da empresa através da sua organização e da adoção de princípios gerais de Administração. A escola da administração cientifica foi iniciada no inicio do século passado por Taylor, e sua ênfase era nas tarefas.
Max Weber é o autor fundador da teoria burocrática das organizações, que nada mais é que uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, na adequação dos meios aos fins pretendidos. É também considerado, junto com Taylor e Fayol, uma das figuras pioneiras do pensamento administrativo; a teoria cientifica de Taylor, Clássica de Fayol e burocrática de Weber formam o que alguns chamam de Teoria
Tradicional da administração.
A administração existe desde os primeiros agrupamentos humanos, das primeiras civilizações. O conceito de administração na visão funcional pode ser descrita:
“Administração é um processo distinto, que consiste no planejamento, organização, direção e controle para determinar e alcançar os objetivos da organização pelo uso de pessoas e recursos." (Silva, 2008, p.5).
Administrar uma organização envolve toda uma questão de planejamento a curto, médio e longo prazo, onde são projetados os objetivos a serem alcançados como a