Pele De Vidro
A fachada é formada por painéis independentes estruturados com vidro, cerâmica ou granito, içados com auxilio de guindastes e fixados por meio de ancoragens reguláveis. O sistema de montagem é mecanizado.Cada painel cobre uma altura de pé-direito e possui uma duas larguras de acordo com o projeto arquitetônico.É formado por colunas e travessas e dispensa a subestrutura para conter o vidro.A fixação pode ser mecânica ou utilizar silicone.Os painéis são totalmente pré-fabricados, o que aumenta o controle tecnológico e garante maior qualidade de fechamento à fachada.
A instalação pelo sistema mecanizado é rápida e o inicio da execução de serviços elétricos, hidráulicos e de acabamentos internos pode ser antecipado.
“O modo de construir no Brasil justamente destrói essa interseção”. Os fabricantes de esquadrias, por exemplo, produzem componentes do tamanho que querem, em dissonância com outros componentes e elementos.O construtor é obrigado a fazer vãos inusitados ou, às vezes, tem de quebrar a alvenaria para que as coisas se encaixem.Isso é trabalho, é algo que joga contra a produtividade.Ainda é rara, infelizmente, a coordenação modular dos projetos.” http://wwwo.metalica.com.br/fachadas-pele-de-vidro Fachadas - Pele de Vidro
Panos de vidro em fachadas
Entre as principais características do vidro está o fato de que ele é um material plano, rígido e pesado, que praticamente não risca. Uma chapa com 10mm de espessura pesa 25 kg por m2. Para sustentar tal carga é preciso erguer estruturas reforçadas. Uma vantagem do material é que, se bem instalado, tem durabilidade indefinida. Além disso o vidro não mostra envelhecimento, mas a segurança só é garantida se for usado o tipo certo. Segundo a ABNT, somente o vidro aramado, que tem uma tela de aço no interior da chapa, ou o laminado (sanduíche de duas ou mais lâminas de vidro com películas plásticas no meio) são apropriados para coberturas.
Vidro aramado
Quando quebra, mantém os cacos