Pele de Vidro
Uma nova geração de esquadrias especiais, chamadas unitizadas, já trazem o vidro incorporado e são fixadas a ancoragens nas lajes.O trabalho de fechamento é bastante facilitado e preciso, como mostraram as obras da nova sede do BankBoston em São Paulo.
A escolha da esquadria mais apropriada pode ser feita por um consultor especializado contratado diretamente pela construtora, que analisa custos, montagem, características técnicas e disponibilidades de mão-de-obra das empresas de caixilhos.
Apesar de diferentes soluções, todas as fachadas devem atender aos requisitos de desempenho da norma 10821, revisada em 1999, que fixa parâmetros de comportamento das esquadrias com relação a ação de chuva, ventos e cargas acidentais.Dependendo do tipo de sistema escolhido, pode sofrer testes de avaliação de desempenho em uma câmara de ensaio especial.A Câmara Azul de Afeal ( Associação dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio) ensaia fachadas cortina e permite a execução de três pavimentos-modelo.A câmara realiza testes de estanqueidade e resistência à ação de pressões negativas e positivas e as cargas acidentais.” Uma fachada deve durar pelo menos 20 anos, e os ensaios são fundamentais para garantir parte dessa vida útil”, explica João Batista Padilha, presidente executivo da Afeal.
Projeto e Montagem
A solução de fachada escolhida deve estar compatibilizada com o projeto estrutural do edifício. “Uma laje de concreto protendido possui cabos de protensão que não podem sofrer interferências de parafusos e ancoragens dos perfis de alumínio”, explica Paulo Celso