algas e protozoarios
LABORATÓRIO DE SANEAMENTO – EEC
CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
DISCIPLINA: Biologia Geral
Prof.ª Dr.ª Nora Katia Saavedra del Aguila
OBSERVAÇÃO DE ALGAS E PROTOZOÁRIOS
JOHANNES KEPLER CHIARELI
SALMO MIRANDA TEIXEIRA
GOIÂNIA, 2015
INTRODUÇÃO
Nos sistemas aquáticos marinhos, existe uma comunidade formadora de uma verdadeira floresta. Ela é constituída por inúmeros protistas conhecidos simplesmente por algas. Assim como as florestas terrestres, essa comunidade aquática contribui para o abastecimento do oxigênio da biosfera. As algas são organismos fotossintetizantes. O termo alga não tem valor taxonômico. Apenas abriga um grupo de organismos que possuem clorofila a, não possuem um talo diferenciado em raiz, caule e folhas, possuem hábitos aquáticos e são eucariontes heterotróficos, autotróficos ou mixotróficos. Os protozoários, seres cujo tamanho pode variar entre 2 e 1000 μm, são organismos exclusivamente unicelulares, ou seja, formados por uma única estrutura celular, sendo a maioria heterotrófica. Portanto, não consegue converter (sintetizar) matéria orgânica a partir da inorgânica, necessitando absorver os nutrientes do meio externo.
São organismos com ampla dispersão em ambientes úmidos e aquáticos, com espécies de vida livre e outras parasitárias de invertebrados e vertebrados.
OBJETIVOS
Tivemos como objetivo observar algas e protozoários através do microscópio óptico, conseguindo identificar é distinguir ambos os seres. Para isso foi coletada amostras de agua do manancial João Leite, nessas amostras se viu presente, além de algas e protozoários, matérias orgânicas.
MATERIAS
-Lâmina
-Lamínula
-Amostra de algas, cianobactérias
-Amostra de protozoários
-Pipeta Pasteur
-Microscópio
METODOS Foi colocado a amostra de algas e protozoários sobre a lamina é observada no microscópio em aumentos de 4x,10x,40x e 100.Em seguida foi realizado o mesmo procedimento com a 2º amostra.