Protozoários, algas e fungos
Características gerais:
- Possuem estruturas celulares complexas.
-São unicelulares.
-A maioria é heterótrofo (alimentam-se de matéria orgânica da decomposição ou do hospedeiro).
- São eucarióticos (possuem uma membrana/carioteca que delimita o núcleo).
-Habitam em água doce, água salgada, ambientes úmidos e no interior do corpo de hospedeiros (realizando relações comensais/mutualistas).
-Sem parede celular.
Principais filos:
-Rhizopoda: apresentam pseudópodes como estrutura de locomoção e alimentação/nutrição (englobamento de partículas para a digestão intracelular). Possuem célula sem estrutura de sustentação, por isso, não apresentam forma definida. Tem representantes de vida livre (amoeba) e parasitas. Possuem vacúolo contrátil que realiza o regulamento ósmotico. Reproduzem-se por bipartição.
-Zoomastigophora: é o filo em que possui representantes do gênero Trypanosoma Cruzi, causador da doença de chagas. Possuem, como estrutura de locomoção, o flagelo, mebrana ondulante. Existem indivíduos de vida livre e parasita. Reproduzem-se por cissiparidade.
-Apicomplexa/esporozoários: não apresentam estrutura de locomoção, são exclusivamente parasitas para melhor se alimentarem. Possuem o gênero Sporozoa, que causa a doença malária.
Principais doenças causadas pelos protozoários:
-Doença de Chagas: é transmitida por um vetor biológico, o barbeiro, inseto hematófago (que se alimenta de sangue). Este possui hábitos noturnos e para se alimentar do sangue de uma pessoa (quando ela está dormindo) tem que abrir um espaço dentro do seu sistema digestório. Para conseguir essa proeza, ele defeca. É nas suas fezes que se encontra o protozoário causador da doença de chagas. Esse protozoário é do gênero Trypanosoma Cruzi, do filo zoomastighopora. Quando a pessoa coça o lugar onde foi deixado as fezes do barbeiro, manda as fezes protozoário para sua corrente sanguínea, onde ele vai atacar os músculos, inclusive, o do coração. Atacando o coração, o tecido