Protozoários e Algas
Protozoários
1- Dê a classificação dos Protozoários e as características de cada Grupo.
Os protozoários são seres unicelulares, eucariontes e heterótrofos.
Os zooflagelados caracterizam-se pela presença de um ou dois flagelos e pela existência de um único núcleo.
Os rizópodes deslocam-se e capturam os alimentos com a ajuda de pseudópodes, que podem ser ramificados, filiformes ou em forma de dedo.
Os esporozoários não têm orgânulos para a sua deslocação e também não apresentam vacúolos contrácteis. Podem ter um ou mais núcleos.
Os ciliados caracterizam-se pela presença de numerosos cílios que freqüentemente se dispõem formando cintas ou campos. Em alguns casos estão dotados de um citostoma. Contêm dois núcleo, um pequeno (micronúcleo), que por vezes se apresenta em grande número, e outro grande (macronúcleo), que participa no processo da conjugação, podendo também reproduzir-se assexuadamente por cisão binária.
2- De que maneira os protozoários de água doce enfrentam o problema osmótico de viver numa solução hipotônica com relação ao seu citoplasma?
Os protozoários de água doce apresentam o vacúolo pulsátil ou contrátil, uma organela responsável pelo controle do equilíbrio hídrico da célula. O vacúolo pulsátil ou contrátil "expulsa" o excesso de água q entra por osmose, já q o meio intra-celular é hipertônico em relação ao meio extra-celular hipotônico.
3- Das doenças causadas por protozoários relacionadas abaixo,
a) Amebíase
b) Giardiase
c) Leishmaniose
d) Doença de Chagas
e) Malária
f) Toxoplasmose
g) Tricomoníase,
Dê (de cada uma)
1- o agente etiológico e sua classificação.
2- a forma de contaminação da doença.
3- o quadro clínico do paciente.
4- o tratamento para a cura da doença.
5- a profilaxia da doença.
Algas
4- Explique brevemente o que é uma alga.
As ALGAS compreendem vários grupos de seres vivos aquáticos e autotróficos, ou seja, que produzem a energia necessária ao seu metabolismo através