Competencias parentais
Animação - Sociocultural
Caracterização da Problemática de estágio:
Este documento foi realizado no âmbito da disciplina de Animação Sócio-Cultural e visa enquadrar a questão das competências parentais na relação da mãe com a criança, uma vez que o estágio se integra nessa área.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde ” A adolescência compreende um período entre os 11 e os 19 anos de idade, desencadeado por mudanças corporais e fisiológicas advindas da maturação fisiológica (Kahhale, 1997).” Segundo a Wikipédia “ Adolescência é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem de assumir os deveres e papéis sociais do adulto.” Ou seja, é um período de tempo em que o jovem sofre diversas alterações como já foi dito anteriormente, e por isso fica mais vulnerável a certas etapas que terá de enfrentar. O adolescente, enfrenta novos desafios e responsabilidades, sendo neste aspecto a parte emocional de extrema importância pois com responsabilidade vem a insegurança, o desejo de mostrar que já não é “criança”, as discussões com a família, o desejo da independência. É assim, neste ponto que surge a gravidez precoce, e porque?
Segundo Maria Emília Costa” Apesar dos programas de educação sexual e da proliferação de métodos contraceptivos, as adolescentes continuam pouco informadas, ou a informação não basta, o que é mais plausível. Por um lado, há mais adolescentes do que há três ou quatro décadas atrás e o seu desenvolvimento biológico é mais precoce, fazendo com que a idade de fecundação seja mais baixa e os adolescentes habitualmente, iniciem, a actividade sexual mais cedo.” Por outro lado, “Os Valores em relação à sexualidade mudaram, aumentando a permissividade e valorizando-se as dimensões comunicacionais e