COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ALUNAS: JÉSSICA CAVALCANTE
CAMILA RIOS
MARCELLA ALVES
COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
Maceió
2014
INTRODUÇÃO
A compatibilização de projetos é uma tendência em crescimento na construção civil. O processo de compatibilização é multidisciplinar e envolvendo além do projeto arquitetônicos, outros diversos projetos complementares. É uma atividade que tem como resultado a integração dos projetos de uma edificação, com o objetivo de reduzir ou até eliminar problemas gerados pela incompatibilidade de projetos.
De acordo com o SEBRAE (1995), compatibilização define-se como uma atividade de gerenciar e integrar projetos correlatos, visando ao perfeito ajuste entre os mesmos e conduzindo para a obtenção dos padrões de controle de qualidade total de determinada obra.
COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
A compatibilização de projetos define-se como uma atividade de gerenciamento, onde as especialidades se integram e tem como objetivo verificar as possíveis interferências entre os projetos, mostrando e propondo mudanças adequadas para o ajuste entre as especialidades envolvidas, em diferentes etapas da concepção do projeto, que tem como benefícios a simplificação da
execução,
antecipação
de
eventuais
problemas
e
minimização de conflitos e retrabalhos durante a obra.
Mesmo com o avanço tecnológico e do processo da construção civil nos últimos anos, ainda é comum a falta de integração entre projetos durante o desenvolvimento.
Projetos sem uso de compatibilização gera em consequência vários fatores negativos como:
•
Má qualidade da edificação;
•
Maior índice de retrabalhos;
•
Alongamento do prazo de execução;
•
Acréscimo no custo da obra.
O processo de compatibilização se inicia a partir do projeto arquitetônico, preferencialmente, a nível de estudo preliminar, pois é onde existe maior possibilidade de desenvolvimento compatível com os projetos complementares, já que quanto mais avançado o desenvolvimento do