Compatibilização de projetos
A compatibilidade é definida como atributo do projeto, cujos componentes dos sistemas, ocupam espaços que não conflitam entre si e, além disso, os dados compartilhados tenham consistência e confiabilidade até o final do processo de projeto e obra.
O Projeto é definido como descrição gráfica e escrita das propriedades de um serviço ou obra de Engenharia ou Arquitetura, definindo seus atributos técnicos, econômicos, legais e financeiros. O projeto deve ser elaborado, por técnicos especializados.
Logo, compatibilização de projetos é a atividade que torna o projeto arquitetônico e os projetos complementares, compatíveis, proporcionando soluções integradas entre as diversas áreas que tornam um empreendimento real.
A compatibilização de projetos compreende a atividade de sobrepor os vários projetos e identificar as interferências, interagindo entre os diversos projetistas e com a coordenação, com o objetivo de resolver interferências que tenham sido detectadas.
A compatibilização deve acontecer em cada uma das seguintes etapas do projeto: estudos preliminares, anteprojeto, projetos legais e projeto executivo, indo de uma integração geral das soluções até as verificações de interferências geométricas das mesmas. A compatibilização fica facilitada na medida em que ela é iniciada a partir dos estudos preliminares.
2. Gestão de projetos
Gestão de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas em projetos com o objetivo de atingir ou até mesmo exceder às necessidades e expectativas dos clientes e demais partes interessadas do projeto.
A gestão de projeto exige ações muito específicas, pois segue algumas rotinas comuns para o gerenciamento, manutenção, controle de integração, tempo de início e fim, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições. Cada projeto apresenta um conjunto de desafios, para os quais são necessários procedimentos formais de gerenciamento. Com isso,