Compatibilização de Projetos
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Leandro Antonio Pires
Leonardo Janoski Cemin
Pedro Augusto Zuchetti
Uiliam Krützmann
COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
Gerenciamento de Projetos e Obras Prof. Marcio Goerck
Lajeado
Setembro de 2013
RESUMO
Este trabalho visa realizar a análise da compatibilização de projetos, com estudo de caso da construção e execução de um edifício residencial de dez pavimentos, Altos do Bela Vista, na cidade de Gramado Rio Grande do Sul e de um Posto de Saúde, na cidade de Teutônia. As análises do estudo de caso foram realizadas através dos projetos arquitetônico, estrutural, hidráulico, elétrico, incêndio, paisagismo, ar condicionado e calefação.
Busca-se apresentar um método para compatibilização da verificação das plantas baixas sobrepostas e nos cortes dos diversos projetos envolvidos, a fim de melhorar a gestão dos projetos arquitetônico e complementares. Desta forma, busca-se proporcionar aos profissionais da área a racionalização dos processos, e a conseqüente redução de improvisações na obra, retrabalhos e desperdícios de insumos na construção. A análise propõe, assim, uma otimização dos recursos que deverão ser aplicados na elaboração da fase inicial deste processo, onde as soluções podem ser mais eficazes e definidoras nas etapas subseqüentes, conforme amplamente observado nos favoráveis resultados obtidos nas análises avaliadas. MODIFICAÇÕES PROPOSTAS
Ao projetista estrutural
Pilares P74 e P75 não estão alinhados em todos os pavimentos. Propõe – se que eles fiquem como
estão
representados
nas
plantas estruturais do Térreo e 2º Pavimento, que resultaria em fossos de elevadores de 210 cm de largura. (nas plantas do Baldrame e Tipo, está com 209 cm).
Mover vigas V21 e V23 (Planta de Baldrame), V81 e V85 (Planta Térreo),
V52 e V50 (Planta de 2º Pavimento) e V37 (Planta to Tipo) para que fiquem alinhadas com a