COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
2.1.1-Conceito de Projeto
O conceito de Projeto está relacionado a um conjunto de formas de análises e seus processos, variando em função de vários contextos e tipologia, como também podendo variar de acordo com os objetivos propostos.
A norma NBR 13.531:1995 descreve e padroniza o projeto relacionando cada subdivisão do processo de projeto de edificações, limitando-se apenas à descrição das atividades técnicas, com ênfase nas etapas do processo de projeto, a saber: levantamento, programa de necessidades, estudo de viabilidade, estudo preliminar, anteprojeto, projeto legal, projeto básico e projeto executivo.
Para Dinsmore (1992), o projeto é um empreendimento com começo e fim bem definidos, dirigido por pessoas, para cumprir metas estabelecidas dentro de parâmetros de custo, tempo e qualidade. Para Melhado (1994), o projeto é uma atividade ou serviço que faz parte do processo de construção, responsável pelo desenvolvimento, organização, registro e transmissão das características físicas e tecnológicas de uma determinada obra, que serão consideradas na fase de execução.
Segundo Valeriano (1998), o projeto é um conjunto de ações executadas de forma coordenada, onde são alocados recursos humanos, financeiros, materiais e serviços de gerenciamentos, compras e transportes para que em determinado prazo se alcance determinado objetivo. Ainda para Valeriano (1998), o projeto de engenharia é a elaboração e consolidação das informações destinadas à execução de uma determinada obra, fabricação de um produto, fornecimento de um serviço ou execução de um processo.
Na visão dos autores Lockhart e Johnson (2000) apud Ferreira (2007) o processo de projeto é formado pela interação entre a identificação do problema e idealização de uma ou mais soluções seguida por um processo de decisão e seleção da solução de projeto. Após o primeiro processo de decisão e seleção da solução de projeto, segue-se para o processo iterativo de refinamento e análise que será