COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
Pós-Graduação em Gestão de Projetos: Orçamentos e Perícias
Aluna: Rafaela Ouriques de A. T. Simões
Data: 06.09.2014
Trabalho para reposição da aula do dia 09/08/2014 – Módulo Compatibilização de Projetos II
Conceituar relações entre projeto de arquitetura e os projetos complementares.
Conceituar compatibilização de projetos (processos, aspectos condicionantes, etapas e técnicas).
CONCEITUAÇÃO
A compatibilização de projetos pode ser conceituada como uma ferramenta onde, através do estudo em conjunto do projeto em todas as suas disciplinas (arquitetura, estrutura, instalações, paisagismo, etc.), pode-se detectar as diversas interferências entre os sistemas, identificando-se os conflitos ainda na fase de desenvolvimento do projeto, com isso, tem-se a redução dos retrabalhos, acarretando menor custo de obra e viabilizando a execução da obra num menor período.
PROCESSOS
O processo de compatibilização se inicia na etapa do estudo preliminar de arquitetura, onde ainda é possível as alterações sem que haja tantas interferências nos demais sistemas. Definida esta etapa,
ASPECTOS CONDICIONANTES
ETAPAS
Etapa 01 – Concepção do produto
Nesta fase é feito todo o levantamento de dados do terreno, estudo de mercado, levantamento topográfico, consulta à viabilidade técnica de água e esgoto, informações sobre árvores a serem reservadas e/ ou transplantadas, consulta aos órgãos municipais e estaduais sobre todas as informações necessárias.
Nesta fase, o arquiteto deverá desenvolver junto com o incorporador o programa de necessidades e apresentar um estudo.
Etapa 2 – Apresentação do estudo preliminar
Nesta etapa será apresentado o primeiro estudo, contemplando todas as exigências do programa de necessidades, a implantação da edificação no terreno e o partido plástico a ser adotado. Aprovado o estudo, deverá ser feita a primeira análise do sistema estrutural para poder ser feito o estudo das vagas de estacionamento e demais áreas comuns do empreendimento.