Relatório
1- INTRODUÇÃO
Os lipídeos são um grupo de compostos quimicamente diversos, cuja característica em comum que os define é a insolubilidade em água, possuindo funções diversas: gorduras e óleos são as principais formas de armazenamento de energia em muitos organismos. Fosfolipídios e esteróis são os principais elementos estruturais das membranas biológicas. Outros lipídeos são transportadores de elétrons, pigmentos fotossensíveis, âncoras hidrofóbicas para proteínas de membrana, agentes emulsificantes no trato digestivo, hormônios e mensageiros intracelulares.
De forma particular, o colesterol é um lipídeo da família dos esteróis, de caráter anfipático, e em sua forma pura, o colesterol é um sólido cristalino branco, sem sabor e sem cheiro, insolúvel em água e solúvel em óleos, gorduras e sais biliares. Possui muitas funções essenciais para o organismo dos animais: está presente na membrana da maioria das células eucarióticas com função estrutural; é precursor dos ácidos biliares, que são derivados polares do colesterol que atuam no intestino emulsificando as gorduras ingeridas para torná-las mais acessíveis às lipases digestivas e é precursor de hormônios esteroides, que regulam a expressão gênica. São exemplos desse hormônios a testosterona, hormônio sexual masculino; o estradiol, hormônio sexual feminino; cortisol e aldosterona, que regulam o metabolismo da glicose e a excreção de sal e prednisona e prednisolona, agentes anti-inflamatórios.
O colesterol é sintetizado no fígado (colesterol endógeno) e, à medida que é adquirido pela dieta (colesterol exógeno), a síntese endógena é reduzida.
O colesterol é um lipídeo extremamente importante no nosso organismo, mas quando se encontra em excesso no sangue pode trazer consequências graves.Quando associado às proteínas, o colesterol pode formar o LDL (LowDensityLipoprotein - lipoproteína de baixa densidade) e o HDL (HighDensityLipoprotein- lipoproteína de alta densidade). O HDL, também chamado