Sociologia do esporte
A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.
O que é futebol?
O futebol, é um esporte de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o esporte mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições. É jogado num campo retangular gramado com uma baliza em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina gol. A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.
A sociologia é uma das ciências sociais e teve seu estatuto científico firmado a partir da segunda metade do século XIX, na Europa, mais especificamente na França, por intermédio do pensamento positivista de Augusto Comte (1798/1857) e Émile
Durkheim (1858/1917). Isto, na conjuntura de consolidação da sociedade capitalista na história, no período após as grandes revoluções burguesas, especialmente a francesa e a industrial.
De um modo bem formal, podemos dividir a sociologia em duas grandes áreas: a sociologia geral e as sociologias particulares. A sociologia do esporte é uma dessas sociologias particulares, específicas ou especiais e trata de como pesquisar e analisar o fenômeno esportivo, enquanto fenômeno social, ou seja, a partir da articulação dinâmica e interativa entre as diferentes estruturas componentes da sociedade: a econômica, a política e a cultural.
O lúdico, o jogo, é