O Esporte da Sociologia
O esportista O esportista nada mais é do que o participante de determinado esporte. Como citado acima, o esporte pode ter finalidade recreativa ou profissional e independente disso todo participante é considerado um esportista. Os esportistas profissionais, aqueles que jogam pela Seleção Brasileira, por exemplo, são patrocinados, recebem salário e possuem um contrato assinado com determinado clube onde o mesmo atua. Os esportistas não profissionais são aqueles que praticam a atividade física por lazer, sem remuneração e de forma facultativa, ou seja, não faz do esporte a sua profissão ou tiram dela o seu sustento.
A ORIGEM DO ESPORTE
No período pré-histórico o homem ainda não havia criado a escrita, por isso não existem registros escritos, apenas achados arqueológicos que podem ser úteis para o nosso conhecimento a respeito do estilo de vida e da presença de atividades físicas naquela época.
O esporte pré-histórico A história e o surgimento do esporte podem ser associados diretamente ao surgimento da humanidade, visto que o homem primitivo praticava atividades físicas pela própria necessidade de sobrevivência, como andar, nadar, correr, saltar ou lutar. As atividades eram realizadas com naturalidade, pois em diversas situações tinham que correr de animais predadores ou lutar por comida, além de fazer grandes caminhadas ao longo dos rios para achar um bom lugar para fixar sua moradia. O homem primitivo passou, por necessidade, a dominar