a importancia da sociologia para o esporte
Ao analisar o texto sociologia do esporte do ilustre Dr: Hugo Rodolfo Lovisoto podemos concluir que a sociologia é muito importante no esporte e na nossa vida diária pois com ela ao fazermos o curso de ED. Física adquirimos conhecimento que vão melhorar a nossa performance física e mental contribuindo com o relacionamento nas atividades profissionais que iremos exercer no futuro bem próximo.
Ao escolher o curso de ED. Física o aluno se depara com a disciplina de sociologia cujo o objeto se traduz no grau de liberdade que o indivíduo tem junto ao meio em que vive especificamente no esporte.
Onde o aluno deve aprimorar e aplicar os conhecimentos adquiridos no curso para conciliar o gosto intelectual da disciplina sociologia com a satisfação dos interesses pessoais as vezes isso não e fácil.
Em nossa sociedade dependemos daquilo que fazemos, isto é do próprio mérito. No campo do esporte o mérito a vontade eo talento as vezes não e considerada pois existem outros fatores biológicos econômicos culturais históricos e psicológicos que podem definir a inclusão do indivíduo no ápice maior da sociedade. Em uma sociedade capitalista o mérito o trabalho, a vontade, a disciplina pode ajudar a ascensão do indivíduo mas ele precisara ainda de contar com boa educação recursos financeiros e experiências culturais.
Os sociólogo Karl Max defendia lutas de classes sociais Emile Durkheim defendia a divisão mecânica do trabalho. Max Weber construía tipos ideias de ação social(capitalismo).
Na sociologia aprendemos a classificar os componentes sociais e culturais das diversas práticas esportivas, em uma sociedade histórica comparativa os esportes podem ser classificados entre seus atores em meio ambiente diferenciando esportes individuais e coletivos esportes esses que podem ser praticados em ambiente natural ou padronizado.
Para a sociologia é muito importante saber como se formou a estrutura do esporte moderno e como ela se desenvolve