Mercado central de bh
O mercado central , ateriormente chamado de mercado municipal de belo horizonte, pertenceu a prefeitura de pelo horizonte ate 1964. O mercado foi criado em 1929 pelo então prefeito Cristiano Machado. Seu galpão ocupa um quarteirao interiro no centro de BH. Antigamente o mercado era a ceu aberto e possuia barracas bem simples. Funcionava basicamente como um centro de destribuição de alimentos,
O mercado funcionou perfeitamnet ate 1964, quando o atual prefeito chamado Jorge Carone resolveu vender o terreno, alegando que nao havia como adiministrar o mercado. Com essse acontecimento Cristiano Machado juntamente com outros comerciantes compraram o mercado para evitar que a venda fosse feita a tercieros. Depois do terreno ter sido comprado os compradores enfrentaram o primeiro problema. A prefeitura exigiu a construção de um galpão coberto no prozo total de 5 anos. Caso nao consiguissem teriam de devolver a area para a prefeitura. A cada dia que se passava novas dificuldades impediam o inicio das construções. Faltando 15 dias para acabar o prazo dado pela prefeitura, ainda faltava o fechamento do mercado.
Foi entao que os irmaos e fundadores do Banco Mercantil do Brasi, decidiram acreditar no empreendimento e investiram no projeto financiando a construção e confiando no empreendimento para a cidade e em respeito a amizade que tinham com o adimistrador do mercado o Sr. Olimpio Mertelo.
Para que o galpão fosse fechado em 15 dias foram contratados quatro construtoras. Ao final de 15 dias os 14.000m² de terreno estavam totalmente fechados.
Em 1964, o Mercado Municipal foi Comprado pelos comerciantes, que fundaram uma Cooperativa e deram início à reconstrução do estabelecimento, que passou a se chamar Mercado Central Abastecimento e Serviços S/C de Belo Horizonte. O local recebeu a pavimentação de ruas internas, cobertura metálica, reforma e/ou reconstrução das barracas e edificação de um outro pavimento - o estacionamento para automóveis.
Com