transporte de carga
O plano de negócios em questão trata de uma empresa de prestação de serviços logísticos na distribuição de cargas e encomendas no estado de Minas Gerais, com ênfase na região central de Belo Horizonte - MG, em função da proibição do trafego de veículos com capacidade de carga acima de cinco toneladas no Hipercentro.
Com base na informação da Confederação Nacional do Transporte de que o setor representou 10,6 % do PIB em 2010, percebemos que esse segmento tem aumentado sua participação na economia e representado boas perspectivas de crescimento. A empresa é inicialmente uma empresa de pequeno porte, contando com 04 sócios-gerentes que irão realizar diversas funções, 02 motoboys, 03 motoristas e 03 ajudantes.
A empresa terá foco em entregas rápidas de documentos e cargas de pequenos volumes, até 1.600kg, em todo estado de Minas Gerais, com alvo em pessoas jurídicas que não disponibilizam de frota própria. A forma de controle será firmada través de contratos e acordos de confidencialidade.
A empresa necessitará de um investimento inicial de 200 mil reais, esses distribuídos igualmente entre os sócios e divididos em equipamentos e caixa.
O nome do empreendimento será: Expresso MELT Transportes Ltda.
1. INTRODUÇÃO
A logística na realização e planejamento do transporte tem papel fundamental para processos de sucesso, e junto a esse contexto o administrador deve se dedicar a gerir de forma eficiente toda a execução da cadeia de transporte.
Segundo Chiavenato (2000) a administração não é um fim em si mesma, mais um meio de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma, com menor custo e com a maior eficácia e eficiência.
Dessa forma, a gestão logística do transporte desde as menores encomendas até as maiores cargas exige do administrador a busca de alternativas para a execução do transporte de forma eficaz e eficiente, uma vez que o mercado atual é de grande intensidade e velocidade. E nesse contexto as pequenas entregas