compatibilização de projeto
Dimensionamento é o ato de determinar dimensões e grandezas. As instalações de água fria devem ser projetadas e construídas de modo a:
- Garantir o fornecimento de água de forma continua, em quantidade suficiente, compressões e velocidades adequadas para o sistema de tubulações e peças de utilização(chuveiro, torneiras, etc) funcionem perfeitamente;
- Preservar rigorosamente a qualidade da água do sistema de abastecimento;
- Garantir o máximo de conforto aos usuários, incluindo a redução dos níveis de ruído nas tubulações.
O dimensionamento das instalações prediais de água fria envolve basicamente duas etapas:
Dimensionamento dos reservatórios
Dimensionamento das tubulações
O volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 24 horas de consumo normal pelo número total de usuários na edificação, sem considerar, o volume de água para combate à incêndio. Entretanto, dependendo do local ou da finalidade da edificação, a capacidade de reservação de água pode variar de acordo com as necessidades do cliente. Por exemplo, um local onde é comum a falta de água ou uma lavanderia, ou um restaurante, é possível dimensionar uma caixa dagua para três ou quatro dias de consumo.
1.1 Norma técnica de projeto
A Norma que fixa as exigências à maneira e os critérios para projetar as instalações prediais de água fria, atendendo às condições técnicas mínimas de higiene, economia, segurança e conforto aos usuários, é a NBR 5626 – Instalação Predial de Água Fria.
1.2 Dimensionamento dos reservatórios
1.2.1 Reservatório inferior e superior
De acordo com a Norma NBR 5626, existe uma maneira para definir o tamanho certo dos reservatórios Inferior e Superior.
A função da caixa d’água é ser um reservatório para dois dias de consumo(por precaução para eventuais faltas de abastecimento público de água), sendo que o reservatório inferior deve ser 3/5 e o superior 2/5 do total de consumo