Arquitetura sustentavel
É extremamente importante que o profissional tenha em mente que todas as soluções encontradas não são perfeitas, sendo apenas uma tentativa de busca em direção a uma arquitetura mais sustentável. Com o avanço tecnológico sempre surgirão novas soluções mais eficientes (YEANG,1999).
A elaboração de um projeto arquitetônico na procura de uma maior sustentabilidade deve considerar todos os aspectos de uma edificação, incluindo manutenção, uso, reciclagem, demolição. Para elaborar um projeto sustentável não existem passos a ser seguidos, e sim depende da criatividade dos elaboradores, do conhecimento e também das possibilidades possíveis para cada projeto.
Os benefícios da arquitetura sustentável são muitos como: preservação do meio ambiente, qualidade de vida, diferencial de negócio, valorização imobiliária, desenvolvimento da consciência ambiental.
Para o arquiteto o conceito de sustentabilidade também é complexo. Grande parte do projeto sustentável está relacionada com a poupança energética mediante o uso de técnicas como a análise do ciclo de vida, com o objetivo de manter o equilíbrio entre o capital inicial investido e o valor dos ativos fixos em longo prazo. Contudo, projetar de forma sustentável também significa criar espaços que sejam saudáveis, viáveis economicamente e sensíveis às necessidades sociais. (EDWARDS, 2004, p.1). O planejamento ambiental deve fornecer sistemas de infra-estrutura, ambientalmente saudáveis, que possam ser traduzidos pela sustentabilidade do desenvolvimento urbano, o qual está atrelado à