Comparação sobre os sistemas operacionais
LINUX
O Linux é um sistema operacional criado em 1991 por Linus Torvalds na universidade de Helsinky na Finlândia. É um sistema Operacional de código aberto distribuído livremente pela Internet. Seu código fonte é liberado como Free Software (software livre), o aviso de copyright do kernel feito por Linus descreve detalhadamente isto e mesmo ele está proibido de fazer a comercialização do sistema.
Isto quer dizer que você não precisa pagar nada para usar o Linux, e não é crime fazer cópias para instalar em outros computadores, nós inclusive incentivamos você a fazer isto. Ser um sistema de código aberto pode explicar a performance, estabilidade e velocidade em que novos recursos são adicionados ao sistema.
O código fonte aberto permite que qualquer pessoa veja como o sistema funciona (útil para aprendizado), corrija algum problema ou faça alguma sugestão sobre sua melhoria, esse é um dos motivos de seu rápido crescimento, do aumento da compatibilidade de periféricos (como novas placas sendo suportadas logo após seu lançamento) e de sua estabilidade.
Algumas Características do Linux: * Não é requerida uma licença para seu uso * Desenvolvido voluntariamente por programadores ao redor do mundo * Convivem sem nenhum conflito com outros sistemas operacionais no mesmo computador * Proteção entre processos executados na memória RAM * Modularização - O Linux somente carrega para a memória o que é usado durante o processamento * Utiliza permissões de acesso a arquivos, diretórios e programas em execução na memória RAM * Roda aplicações Windows através do WINE * Suporte a dispositivos Infravermelho, Plug-and-Play, USB * Firewall de alta qualidade e grande poder de segurança * Proxy Tradicional e Transparente * O sistema de arquivos usado pelo Linux (Ext3) organiza os arquivos de forma inteligente evitando a fragmentação e fazendo-o um poderoso sistema para aplicações multiusuárias