Controle
Dionízio Neto
Keliane
Luana
Andreiv
Antonio césar
Sistemas de Informação 1º Período
Controle
Paulo Afonso – BA
06 de dezembro de 2010
Conceito de Controle
A palavra controle pode assumir vários e diferentes significados, tais como frear, regular, conferir, exercer autoridade sobre alguém, entre outros. Na função administrativa, o controle monitora e avalia as atividades e resultados alcançados para assegurar que o planejamento, organização e direção sejam bem-sucedidas.
Processo de Controle
O controle tem por finalidade assegurar que os resultados que foram organizados, planejados e dirigidos se ajustem aos objetivos previamente estabelecidos. O processo de controle consiste em quatro etapas ou fases:
1- Estabelecer objetivos ou padrões de desempenho;
2- Avaliação do desempenho atual;
3- Comparação do desempenho atual com os objetivos ou padrões estabelecidos;
4- Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades;
O controle é caracterizado pelo seu aspecto repetitivo ou cíclico. Deve ser visualizado como um processo sistêmico em que cada etapa influencia e é influenciada pelas demais.
Fases do controle
1. Estabelecimento de padrões de desempenho
O processo de controle tem como primeiro passo estabelecer previamente os objetivos ou padrões que se deseja alcançar ou manter. Os objetivos servem como pontos de referência para os resultados ou desempenho de uma organização. O padrão é um nível de atividade estabelecido para servir como modelo para a avaliação do desempenho organizacional. Um padrão significa um nível de desempenho ou de realização que se pretende obter como referência. Os padrões tem como funcionalidade determinar se a atividade organizacional é adequada ou inadequada, e dependem diretamente dos objetivos e fornecem os