avaliação e controle
Atividade Sim Não Natureza do
Risco*
Impacto
1)As pessoas se sentem controladas? (*)Ver item a seguir. 2) As delegações de autoridade estão acompanhadas de claras definições de responsabilidade? 3)Existem procedimentos e/ou instruções de trabalho padronizados? 4) Há planejamento para o treinamento? 5) Se positivos, esses planos atendem às expectativas e necessidades do trabalho e dos servidores de cada
Unidade?
6) Existe código formalizado de ética/conduta? 7) Se o funcionário agir em desrespeito ao código de conduta, são tomadas medidas disciplinares e/ou punitivas? 8) Há mecanismos de participação dos servidores na elaboração das regras de conduta? 9)Existe adequada segregação de funções nas Unidades da organização? 10) Existe um ambiente de comunicação adequado e eficiente? Avaliação e GerelFases do controle
1. Estabelecimento de padrões de desempenho
Os padrões representam o desempenho desejado. Podem ser tangíveis ou intangíveis, vagos ou específicos, mas sempre relacionados com o resultado que se deseja alcançar. Os padrões são normas que proporcionam a compreensão daquilo que se deverá fazer.
A Escola da administração Científica de Taylor deu exagerada ênfase ao desempenho de técnicas e métodos capazes de proporcionais padrões de desempenho. O “estudo de tempos e movimentos” constitui uma técnica desenvolvida para determinar o tempo padrão, isto é, o tempo médio que um operário deverá levar para executar uma determinada tarefa. O custo padrão é um outro exemplo de técnica que fixa padrões para analisar e controlar os custos empresariais.
Existem vários tipos de padrões utilizados para avaliar e controlar os diferentes recursos da empresa, a saber:
a. Padrões de quantidade: como número de empregados, volume de produção, volume de vendas, percentagem de rotação do estoque, índice de acidentes etc.
b.