Comparação do pib entre brasil e grécia
Universidade Federal Fluminense
Faculdade de Economia
Docente:
Alunos:
Comparação Grécia-Brasil entre 2008 e 2010.
Grécia
A Grécia vinha em um momento de crescimento estável. Em 2008 o PIB grego havia subido para U$343 bilhões. A Taxa de crescimento havia caído apenas um ponto. O que levou essa mesma Grécia a, dois anos depois, ver sua taxa de crescimento cair de 3,5% para -4,5%? Quais medidas tomadas pelo governo?
Déficit Público
Pedindo pesados empréstimos, a Grécia se viu refém da dívida. Os salários altos e o grande número de gastos se somaram com a alta evasão de impostos. Em 2009, o Déficit grego já batia a casa dos 13%. Sem conseguir pagar, a Grécia pedia mais e mais empréstimos, com juros cada vez maiores. A dívida grega já ultrapassa os 300 bilhões de Euros. Quando estourou a crise mundial do crédito a Grécia se viu despreparada e pega de surpresa nada pode fazer para evitar a crise.
Medidas de Austeridade
Para diminuir seu Déficit o Parlamento aprovou um plano de austeridade, visando cortar o Déficit para 3% até o final de 2012. Nesse plano, o governo congelaria os salários do setor público, aumentaria os impostos e aumentaria a idade para a aposentadoria, visando economizar 4,8 bilhões de euros.
Comentário
Como pode ser observado nos gráficos (próx. página), apesar do PIB grego não sofrer grande queda, a Taxa de crescimento despenca. Analisar cruamente o PIB não é o suficiente para chegar a conclusões sobre a situação grega. Enquanto o PIB grego cai de 343 bilhões para 318 bilhões, a taxa de crescimento desce 7,5 pontos percentuais, uma desaceleração clara. O impacto da crise na economia grega foi forte, e não há nenhuma garantia de que a Grécia consiga se recuperar sem precisar sair da Zona do Euro. E sair da Zona do Euro pode resultar em mais crises, atingindo toda a União Européia. O cenário é caótico e não parece haver luz na fim do túnel.