Henry ford
Este trabalho foca os aspectos mais significativos da vida e obra de Henry Ford, da em presa que fundou e que leva seu nome até os dias de hoje, e em conclusão, a importância de Henry Ford para a Administração.
Por ter uma mente voltada para o mercado Henry Ford era chamado Senhor do trabalho.
Henry Ford teve seu nome relacionado com a Administração Científica em função da aplicação na pratica dos conceitos já expostos por Taylor e Fayol.
Foi através das ideias de Henry Ford que houve uma mecanização do trabalho, produção em massa, padronização do maquinário e do equipamento (consequentemente do produtos), separação do trabalho manual e intelectual, onde o operário apenas trabalhava sem ter que pensar e executar o trabalho com o mínimo de movimento possível.
Ford revolucionou a forma de tratamento dos trabalhadores ao melhorar os salários, pois acabou por tabela estimulando o poder de compra.
Ford seguia a risca alguns princípios, como, executar o trabalho da melhor maneira possível; distribuição das responsabilidades com clareza; escolher os mais capazes, sem se importar com o preço; deduzir juros na apreciação dos lucros e sempre progredir.
Este trabalho, foca aspectos importantes de Henry Ford, da empresa fundada por Ford e que tem seu nome preservado até hoje, mostra também a importância histórica de Henry Ford para a Administração tomando por base as práticas do Fordismo.
HENRY FORD – O HOMEM
Nasceu nos USA no estado de Michigam em um município rural de Detroit. Seu pai era irlandês e sua mãe americana e tinha 4 irmãos.
Foi na fazenda de seu pai que Ford começou a dar os primeiros passos em relação a sua carreira em motores. Ford tinha a responsabilidade de reparar as maquinarias da fazenda e mostrava muito habilidade e sempre estava atendo observando o funcionamento das maquinas e equipamentos.
Em função dos serviços serem feitos a mão e serem bem pesados Ford logo atentou para o fato de diminuir o trabalho manual utilizando-se