Trabalho de ética
A diferença entre ética e moral, vendo pelo lado filológico, não há diferença, ambas tem o mesmo significado.
Na tradição teológica, os protestantes usam a expressão ética e os católicos chamam de moral.
Normas Morais
É um conjunto de regras de conduta determinando o nosso modo de agir e de se comunicar.
A auto-obrigação é um dos pontos de normas morais onde o indivíduo segue seus valores independentemente das situações ou pessoas que o cerca.
A universalidade é onde as normas morais abrange todo e qualquer indivíduo, não importando de que parte do mundo venha. Todos nós estamos sujeitos a julgar e ser julgados pelas nossas atitudes.
A incondicionalidade é onde as práticas morais não são colocadas em prática para obtermos um prêmio ou sermos penalizados pelas nossas ações. São importantes simplesmente para o bom convívio social.
Qual a diferença entre moral e a ética?
Por tópicos:
A moral tem um caráter:
Prático e imediato:
Por fazer parte do dia-a-dia das pessoas, influenciando no modo de pensar e agir perante a sociedade. Portanto, logo é imediato pela noção de ser usada continuamente no meio em que vivem.
Restrito:
O caráter restrito da moral é o ponto de vista que cada um possui sobre determinado aspecto, portanto, varia de pessoa para pessoa e de lugar para lugar.
Histórico:
A moral também é considerada de caráter histórica, pois, assim como os pensamentos e opiniões de cada um mudam a sociedade também muda, evoluindo e se modificando com o passar do tempo. Porém, não pode ser considerada uma lei, apesar de poder assemelhar-se.
Relativo:
Algo só é considerado moral segundo determinado código moral, que difere de pessoa para pessoa. A ética tem como objetivo modificar a moral, tendo essa aplicação universal. Por esse fato a moral é relativa.
A ética:
Reflexão filosófica sobre a moral:
A moral e a ética se diferem nos aspectos em que, a moral é o ponto de vista de cada um, e a ética é uma reflexão filosófica, lógica e