Barramentos
COMPONENTES:
DANIEL DOS SANTOS BRASIL
FELIPE SANTANA SILVA
GLEYSON HENRIQUE BASTOS
MAURÍCIO RODRIGUES DE FREITAS
PAULO EDUARDO HEITOR SILVA
VINÍCIUS GONÇALVES MARTINS FONSECA
PROFESSOR:
RAFAEL FRINHANI
DICIPLINA:
ARQUITETURA DE COMPUTADORES
CURSO/ PERIODO:
BACHARELADO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1° PERIODO
SUMARIO
1 -Introdução
2- Barramentos
2.1- Barramento ISA
2.1.1- Barramento ISA 8 bits
2.1.2- Barramento ISA 16 bits
2.1.3- Barramento EISA
2.2- Barramento PCI
2.3- Barramento PCI-Express
2.4- Barramento AGP
2.5- Barramentos AMR, CNR e ACR
2.6- Barramento USB
2.7- Barramento FireWare
3- Comparativo
4- Conclusão
5- Referencias Bibliograficas
INTRODUÇÃO
Se não fossem os Barramentos, não haveria a comunicação do processador com os meios externos, com as memórias e com os componentes da placa mãe e seus periféricos, etc.
Neste trabalho, será abordado sobre alguns tipos de barramento, como o ISA, que apesar de não ser mais utilizado com freqüência, esteve presentes na maior parte dos computadores, o barramento PCI e seu substituto o PCI Express,utilizado pela maioria dos periféricos , o barramento AGP, que é usado exclusivamente para vídeo, e muitos outros tipos de barramento. Além de fazer uma comparação entre os novos tipos de barramentos com os antigos tipos de barramento.
Para que os periféricos (placas em geral) possam usar esses barramentos, é necessário que cada placa (de vídeo, de som, modem, etc) seja compatível com um determinado tipo de barramento.
BARRAMENTOS
As formas pela qual os componentes são interligados em uma placa mãe chamam-se "arquitetura". Se você reduzi-la à expressão mais simples, perceberá que ela consiste em interligações da CPU com a memória, com os chips auxiliares e com os slots onde são conectados os periféricos. Estas interligações são feitas por meio de condutores elétricos que, na placa mãe, aparecem como riscos metálicos ligando os componentes. Cada conjunto