Auditoria de prontuarios
Prontuário eletrônico: novos conceitos, forma de atuação, vantagens e desvantagens.
Para auditoria, o prontuário do cliente é a principal fonte de dados, que reflete a assistência prestada ao cliente, com aplicabilidade científica, jurídica e educacional. É preciso que os registros sejam claros, precisos e informativos, fazendo-se necessária a atuação do enfermeiro auditor na análise, identificando os pontos para correção.
A auditoria é um sistema de revisão e controle, para informar a administração sobre a eficiência e eficácia dos programas em desenvolvimento. Sua função não é somente indicar as falhas e os problemas, mas também, apontar sugestões e soluções, assumindo, portanto, um caráter eminentemente educacional.
É nítida a importância da atuação do enfermeiro auditor na análise de contas hospitalares, área em franca expansão, visto as necessidades econômicas atuais e a sua habilitação para tal função, não perdendo a essência de sua formação, que em auditoria é a avaliação qualitativa do atendimento ao cliente, realizando análise crítica dos prontuários, seu principal instrumento de trabalho. Existem dois tipos de auditoria:
A auditoria retrospectiva é feita após a alta do paciente e utiliza o prontuário para avaliação.
A auditoria operacional ou recorrente é feita enquanto o paciente está hospitalizado ou em atendimento ambulatorial.
A auditoria pode ser classificada quanto:
a forma de intervenção (interna e externa); ao tempo (contínua e periódica); a natureza (normal e específica) e ao limite (total e parcial)
Histórico e evolução dos prontuários:
Os prontuários têm sua existência há mais de 2000 anos, no Antigo Egito. No entanto encontra-se em vigorosa discussão atual, o conteúdo e importância desse instrumento de comunicação.
HIPÓCRATES: SINAIS E SINTOMAS, ORIENTAÇÃO
TEMPORAL,