Comp
34
2 Conceitos básicos
Este capítulo apresentará os principais conceitos relacionados ao desenvolvimento desta dissertação pretendendo não só abranger alguns conceitos de mecânica, mas também apresentar o desenvolvimento de uma instalação de dutos rígidos em meio offshore.
2.1.Dutos rígidos
Os dutos rígidos são amplamente utilizados em instalações submarinas em virtude da sua simplicidade estrutural e da sua maior resistência ao colapso em
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0510810/CA
elevadas profundidades, em contraposição ao estado atual da tecnologia de flexíveis. Estas características diminuem os custos de fabricação em relação aos dutos flexíveis. Estes são estruturas complexas, multi-camadas de polímeros e ligas metálicas, em geral desacopladas cada uma com finalidade funcional e estrutural diversa. Não serão abordadas nesse trabalho.
Apesar de possuirem algumas vantagens, os dutos flexíveis têm sua resistência limitada, pois as tecnologias atuais limitam as instalações a profundidades de aproximadamente 2500m. No entanto, o processo de instalação de um duto flexível é mais rápido e requer menos tempo de engenharia para a sua realização.
O projeto de um duto rígido demanda muitas horas de engenharia, pois a maior rigidez à flexão gera uma série de dificuldades para a sua instalação e operação. Esta característica diminui a adaptabilidade do duto com o solo marinho. Outro problema é relativo à forma como os dutos são estocados no continente e transportados até o local de instalação. O enrolamento não é tão simples quando comparado ao de dutos flexíveis. Ao mesmo tempo, é necessária a utilização de estruturas maiores para realizá-lo. Existem outros métodos onde a tubulação é montada em alto mar. Alguns destes métodos de instalação são abordados na Seção 2.5.
2 Conceitos básicos
35
Dutos rígidos podem ser fabricados de diversas formas atualmente. As mais utilizadas são aquelas que se baseiam no processo U-O-E, gerando dutos
com