como a psicologia mudou
Curso de Relações Públicas (2 º Período – Noite)
Disciplina: Antropologia Cultural
Profa. Candice Vidal e Souza
Semestre 2/2013
Primeiro trabalho escrito em grupo (até 4 pessoas)
Valor= 25 pontos
Data de entrega = 13 de novembro (quarta)
OPÇÃO 1:
1. Ler os capítulos “Geografia da night” (p. 25-64) e “Itinerância e mídia” (p. 153-181) de Noites Nômades: espaço e subjetividade nas culturas jovens contemporâneas, de Maria Isabel Mendes de Almeida e Kátia Tracy.
2. Que aspectos culturais caracterizam a experiência dos jovens nômades de classe média alta?
3. Como a mídia específica do circuito da night se molda às características de seu público alvo?
OPÇÃO 2:
1. Ler a parte I – Mídias nativas – a comunicação indígena no Brasil, do livro Ciborguesindígen@s.br, de Eliete da Silva Pereira.
2. De que maneiras as várias mídias são apropriadas pelos povos indígenas? Apresente os significados das interações midiáticas diversas para a auto-representação dos povos nativos.
OPÇÃO 3:
1. Ler o artigo “Música, sociabilidades e identidades juvenis: o manguebit no Recife (PE)”, de Lídice Araújo, e o capítulo “Mapeando a cidade: Belo Horizonte através das representações da periferia” (somente páginas 52 a 69), da dissertação mapeando a cidade: uma percepção urbana a partir das representações da periferia, de Ana Cristina Faria.
2. Como o manguebit e o rap retratam as cidades de recife e Belo Horizonte, respectivamente? Considere em sua resposta o perfil de classe social dos criadores de cada um desses movimentos musicais.
OPÇÃO 4:
1. Leia os artigos “O que faz o Brasil, Brazil: jogos identitáriosem São Francisco”, de Gustavo Lins Ribeiro, e “Estar aqui...estar lá...: uma cartografia da emigração valadarense para os EUA”, de Gláucia Assis, do livro Cenas do Brasil Migrante.
2. A partir das etnografias, discuta como a identidade dos brasileiros migrantes se organiza na experiência de pertencer a duas