O LADRÃO PROFISSIONAL – EDWIN SUTHERLAND
1537 palavras
7 páginas
1. RESUMOO trabalho a seguir tem como objetivo, apresentar de forma resumida a teoria criada por Edwin Sutherland através das características elaboradas por ele, sobre “O Ladrão Profissional”, onde através do estudo da criminalidade praticada pelos indivíduos por ele estudados, utiliza-se de meios para caracterizar suas ações reprováveis de modo a configura-la como uma profissão.
Palavras-chave: Artigo, Ladrão, profissão ilícita, delinquente.
2. INTRODUÇÃO Antes de se dar inicio a este trabalho, iremos expor de forma breve sobre a criminologia, que é definida como o estudo do crime e do criminoso, ou seja, a criminalidade. Sabemos que a criminalidade não é algo novo gerado em nossa época. A própria criminologia aponta o crime como um fenômeno social, porém nossa sociedade esta em constante mutação onde o Direito procura acompanhar essas mudanças, os fenômenos sociais no tempo, os fatores culturais também são significantes para a aceleração das mudanças. E dentro desse contexto, passaremos ao foco de nosso trabalho, que é referente à obra de Edwin Sutherland “O Ladrão Profissional”, onde o individuo através de atos ilícitos, configuram os mesmos atos como uma profissão.
Ora os valores sustentados por nossa sociedade reprovam as ações ilícitas, porém em nosso dia a dia, a criminalidade vem cada vez mais se aprimorando, e agindo de tal maneira que deixa à mostra a vulnerabilidade do Estado em combater ou erradicar o crime. Como exemplo, podemos citar em nosso país, a criação de facções criminosas nos últimos anos, sem contar de sua formação, mesmo no período de Ditadura Militar, a mistura de presos políticos com presos comuns, deram origem as facções criminosas, dentre elas o Comando Vermelho. A profissionalização do crime se mostra através de vários aspectos, como o estudo das ações criminosas, através desses estudos, o Ladrão Profissional, se destaca entre seus pares a partir do momento em que efetua seus atos, evitando evidencia-los, para não chamar a